segunda-feira, 27 de julho de 2009

Uso da fotografia para referencia

Tenho recebido alguns pedidos para aulas de pintura. Assim, aproveito agora para
comentar sobre o uso da fotografia como referencia. Há muita discussão sobre esse assunto. Eu não vejo muitos problemas em usar fotografias como referencia para pintura. Para mim o importante é o resultado final. Às vezes uso várias fotos para compor um quadro. É bom lembrar que apesar de usarmos referencia fotográfica, no momento da pintura nós somos pintores, não somos fotógrafos. É importante que o artista faça pinturas do natural, para aprender a compor, observar, sentir e aprender representar a atmosfera, aprender o que simplificar e eliminar ou aumentar. Hoje em dia, uma boa referencia fotográfica é essencial. Invista em uma boa câmera fotográfica. Eu costumo fazer boas ampliações para servir de referencia. Eu possuo centenas de fotos, de cavalos, gado, campo e arvores. Acima está a foto que baseamos para fazer este trabalho, que terá cinco imagens. Sob minha orientação, esta pintura foi feita em meu atelier, pelo jovem promissor pintor, Pedro Henrique Bragança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário